Pesquisa: Em busca do senso perdido: investigação a respeito das interfaces comunicação/educação
Pesquisador: Fernando Brandolise Citroni
Nível: Mestrado
Orientador: Prof. Dr. Adilson Citelli
Resumo: O mundo contemporâneo vive sob a marca de rápidas e profundas transformações assentadas em princípios científicos-mercadológicos que apontam para a realização de inovações tecnológicas ininterruptas. Tal ritmo de mudanças tem afetado os mais diferentes aspectos da vida social, contribuindo inclusive para o surgimento de novas formas de percepção do estar-no-mundo, e de novas formas de ação individual ou coletiva. As instituições socializadoras tradicionais da sociedade sentem os efeitos dessa nova sensibilidade e, cada uma a seu modo, reage a ela. Instaura-se a "anacronia", o predomínio da heterogeneidade cultural, com suas conseqüências disruptivas. A educação escolar também parece viver sua anacronia, um deslocamento cronotópico, que afeta a definição de seus fins e sua capacidade de mediação cultural. Esta dissertação busca, a partir da constituição de um quadro de referências sobre a escola contemporânea, jogar alguma luz sobre o fenômeno que denominamos "deslocamento cronotópico na escolarização".
Status: defendida em 2005
Disponível em: http://www.ufrgs.br/infotec/teses%2005-06/resumo_4191.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário! Vamos lê-lo e aprová-lo - só após será publicado nessa página...