A ABPEducom apoia esse blog!!!

sábado, 26 de novembro de 2011

Iguais: um estudo de caso em jornalismo, internet e educação


Pesquisa: Iguais: um estudo de caso em jornalismo, internet e educação

Pesquisadora: Cristina Kiomi Mori


Nível: Mestrado

Orientadora: Profa. Dra. Elisabeth Saad


Resumo: Diante da percepção de uma relação entre comunicação e educação no processo de socialização dos indivíduos, e da recente entrada da Internet nesta inter-relação, faz-se necessário o registro e análise de experiências que utilizam o jornalismo na Web com objetivos formativos. O iGuais, site feito por e para jovens levado ao ar entre 2000 e 2001, é representativo dessas relações. Idealizado e realizado por uma organização não-governamental, em parceria com uma empresa de Internet, o iGuais foi construído como um produto de comunicação educativa: uma revista digital que desejava conquistar um público jovem amplo e contribuir para sua formação intelectual e social. Informalmente, também representou uma experiência em educação pela comunicação, por haver trabalhado na formação dos jovens que faziam parte de sua equipe. Entende-se que o iGuais atingiu parcialmente seus objetivos, por não haver conquistado a audiência pretendida, apesar dos resultados positivos em termos educativos para seus participantes e seu público. Entre as hipóteses levantadas a partir do caso, estão a necessidade de estudos e experimentações para o aproveitamento das especificidades da Internet e do jornalismo na comunicação educativa e a adequação entre objetivos comunicativos e educativos nas propostas de educomunicação


Status: defendida em 2003


Disponível em: http://www.ufrgs.br/infotec/teses-03-04/resumo_2319.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Vamos lê-lo e aprová-lo - só após será publicado nessa página...

ViradaEducom