Pesquisa: A infância capturada: o mito de mid(í)as
Pesquisador: Alexandre Dias Paza
Nível: Mestrado
Orientadora: Profa. Dra. Elza Dias Pacheco
Resumo: O trabalho que ora apresentamos observa o funcionamento estrutural da linguagem publicitária dirigida ao público infantil. Nessa observação detectamos a articulação dos processos de mitificação que se apresentam nas fábulas construídas com o objetivo pedagógico de formação do sujeito consumidor mirim. No percurso, buscamos subsídios múltiplos, em diversas áreas, para que pudéssemos resgatar o contexto cultural em que o sujeito passa a ser gestado a fim de satisfazer uma necessidade da individuação que marcadamente constrói nichos de mercado. Ao apontarmos este percurso pudemos constatar a importância do resgate cultural através dos mitos como processos "de construção de sentido de modo a reafirmar a cultura local para que esta conquiste existência em um contexto globalizado. Neste sentido, produzimos um percurso semiótico dentro da Comunicação, na linha de pesquisa Comunicação/Educação, de modo a colaborar em um processo de interface destas áreas no que se refere às especificidades elaboradas pelos PCN’s e pela nova LDB
Status: defendida em 2002
Disponível em: ainda não está disponível
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário! Vamos lê-lo e aprová-lo - só após será publicado nessa página...